domingo, 25 de novembro de 2007

An Inconvenient Truth

Hoje eu assisti ao filme Leões e Cordeiros no cinema. É mais um filme moralista-questionador, que vai fazer você refletir sobre os interesses obscuros dos políticos e da imprensa; sobre a lambança da "guerra ao terror" e sobre o seu papel na sociedade.
Há alguns meses, eu também vi o famoso filme do ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, sobre o aquecimento global, Uma verdade inconveniente. Na época, atendi a um pedido e acabei fazendo uma resenha do filme. Como é uma questão bastante relevante nos dias de hoje, resolvi colar esse texto aqui hoje. E assim, é bom que me ajuda a não passar em branco no fim de semana.

AL GORE – A VERDADE INCONVENIENTE

Neste documentário, Al Gore apresenta concretamente os fatos e os dados que confirmam a existência e a robustez do fenômeno do aquecimento global, presente hoje em dia em nosso planeta. Explica que este processo, ao elevar a temperatura da Terra, está causando impactos completamente nocivos a humanidade e a natureza, e, o que é pior, tendem a se intensificar. Desta maneira, seria imperativo a adoção de medidas urgentes para conter o chamado “global warming”; no entanto, para Al Gore, parece que alguns interesses, políticos e econômicos, preferem negligenciar o fenômeno, tratando-o como uma verdade incoveniente, que terá sua discussão sempre adiada. Alguns dados apresentados no documentário são realmente esclarecedores: (i) para rejeitar qualquer argumento que atribua à natureza cíclica dos processos naturais o aquecimento do planeta, vários gráficos mostram que os níveis de CO2 e temperatura são absolutamente maiores do que nos últimos séculos; (ii) uma pesquisa com artigos de mídia e científicos conclui que ainda que na mídia o fenômeno e a intensidade do aquecimento global não seja consenso; no meio científico ele é; (iii) ligações entre o lobby petrolífero e as autoridades americanas, como o exemplo do secretário de assuntos ambientais que adulterava relatórios sobre o aquecimento global. Somados às várias evidências apresentadas durante esse interessante e informativo documentário e apesar de um certo componente de auto-promoção de Gore, conclui-se que o aquecimento global é de fato um problema primordial dos nossos tempos e deve ser encarado com certa urgência e prioridade.

4 comentários:

Economista T disse...

Esse post é, na verdade, uma homenagem ao único leitor desse blog, o qual eu encontrei por coincidencia na sala do cinema..abraço pedrão!

Pedro Ivo Martins Brandão disse...

Putz, e que encontro, ein. Te peguei com a boca na butija. Falando sério, o filme Leões e Cordeiros é até interessante. Fora as atuações das estrelas, achei que o assunto foi tratado de forma óbvia, mas sutil. Talvez seja disso que os estadunidenses estejam precisando.

Anônimo disse...

ta legal o layout. só nao postar asneiras sobre futebol no blog q ta de boa. e nem virar mto ortodoxo, viu?
abs

Anônimo disse...

http://rodrik.typepad.com/dani_rodriks_weblog/2007/10/do-you-want-to-.html

Sobre futebol e economia!

Nao queria algo juntando os dois?

Abs