terça-feira, 20 de novembro de 2007

O Tamanho do Estado

No Valor Econômico de hoje, Delfim Netto, no seu artigo Estadólatras e Estadofóbicos discute o tamanho do Estado e o papel do planejamento para o alcance de crescimento econômico com bem-estar social. Interessante que grande parte do artigo foi escrito por ele há 50 anos e mesmo assim ele resolveu reproduzí-lo.

É bacana também que ele separa os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos. Para os últimos, as contradições são maiores e, assim, talvez não seja possível ao puro laissez-faire proporcionar a acumulação de capital e a distribuição requeridas. Um bom planejamento se faz ainda mais necessário.




3 comentários:

Pedro Ivo Martins Brandão disse...

Qual é a do Delfim, ein? Sei que ele sempre acompanhou governos de direita, inclusive no período da ditadura militar.

Atualmente, tá no PMDB, né? Mas a coluna é reproduzida no site do DEM? Ouvi falar até que ele vem sendo conselheiro do Lula para assuntos econômicos.

Aliás, você não respondeu. Já posso linkar esse seu blog? Tá preparado para receber visitas ou vai ficar escondendo o jogo?

Economista T disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Economista T disse...

O fato de a coluna ser reproduzida em algum site ligado ao DEM é "indiferente"; na verdade foi onde eu consegui o texto na íntegra. Atualmente o sr. Delfim anda um pouco próximo do Lula; ele seria um economista "desenvolvimentista" mais preocupado com as questões sobre o câmbio, crescimento e contas públicas, tendo, por exemplo, há alguns meses, lançado a proposta de déficit nominal zero. Aliás, a coluna dele, hoje na Folha, está tbm interessante, talvez eu a comente mais tarde. Abraço.