terça-feira, 27 de novembro de 2007

IPO da BM&F

Hoje é o último dia para a reserva de ações da BM&F, que está realizando sua IPO (Oferta Pública Inicial). É um dos eventos mais esperados do ano pelo mercado financeiro, principalmente depois da grande valorização das ações da Bovespa Holding, em sua IPO, no mês passado. Nem muitos dos mais otimistas esperavam a valorização de 52% no pregão inicial.

Desta maneira, o movimento de reserva nas corretoras está enorme. Vários analistas estão descrevendo a procura como um fenômeno, bem maior do que a que houve com os papéis da Bovespa. As áreas de cadastro e atendimento aos investidores das corretoras estão sobrecarregadas; são muitas pessoas abrindo conta somente para participar da IPO.

Por conta disso, a faixa indicativa de preço já aumentou, passando de uma banda entre 14,50 e 16,50 para outra entre 18 e 20 reais. E com isso, a ansiedade vai ficando cada vez maior, de olho na próxima sexta-feira, quando as ações começarão a ser negociadas na Bovespa.

Como muita gente está confiando exclusivamente na sorte, resolvi colocar aqui algumas informações sobre o negócio da BM&F. Mesmo porque, ao adquirir as suas ações, o investidor se torna um sócio do negócio. E assim, deveria conhecer pelo menos o que está comprando.

O portal Dinheirama, afirma "que o cenário econômico parece favorável para o crescimento da BM&F e para sua definitiva afirmação no cenário internacional. Em seu prospecto, a BM&F mostra que a média diária de negociação de futuros vem aumentando bastante, com números que chegam a quase 70% de crescimento. Assim, hoje ela já aparece como um das cinco maiores negociadoras de contratos futuros do mundo, o que certamente a classifica como potencial parceira de negócios por parte de outras instituições semelhantes. Se há interesse em negócios conjuntos, deve haver interesse por parte de investidores. Além disso, a chegada do grau de investimento, esperada para 2008, tende a aquecer a economia e aumentar o fluxo de capital estrangeiro no país. Isso significa maior quantidade de contratos negociados."

Desta maneira, um bom negócio a BM&F parece ser. Resta saber se o valor estabelecido pela coordenação da oferta estará alinhado com o fluxo de caixa descontado esperado para a empresa e também qual será a dinâmica do mercado nos pregões inicias, leia-se oferta e demanda. Mesmo com todas essas incertezas, espero uma valorização dos papéis na próxima sexta-feira. É esperar para ver. Boa sorte a todos.

3 comentários:

Pedro Ivo Martins Brandão disse...

E aí, Tina. Você vai colocar dinheiro nessa empreitada? Aliás, colocar e tirar, né.

E quem é o segundo visitante do seu blog?

Anônimo disse...

Quem sou eu? Bom, era colega de facu do Caba (=tina).

Economista T disse...

já são dois visitantes!! tá bão neh!!! essa semana eu decido quem vai ser o terceiro!!! abrazzz