segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

As últimas do mundo da bola

Ja há algum tempo que eu não falo de futebol e depois da final do mundial interclubes, realizada ontem no Japão, resolvi escrever alguma coisa.

Começando por esse grande jogo, entre Boca e Milan, confesso que eu estava um pouco frustrado por não poder ver o Riquelme em campo. Ele é um dos maiores jogadores que eu já vi jogar. E, sem ele, confirmou-se o esperado: o Boca não foi o mesmo. O primeiro tempo do jogo foi bastante movimentado, diferentemente de outras finais no Japão. No segundo tempo, o equilíbrio deu lugar ao domínio total do Milan, que não deixou o Boca jogar. Assim, vitória merecida do Milan, que se tornou o primeiro tetracampeão mundial de clubes.

Mudando de assunto, a última rodada da fase de grupos da Champions League, na última semana, mais uma vez revelou a maestria do Alex, ex-Palmeiras. Jogando um bolão, garantiu a classificação do Fenerbahce para a próxima fase da Liga. Plagiando o Tostão de domingo, na Folha, não entendo como um craque desse pode ficar fora de uma seleção brasileira, não sendo convocado pelos últimos técnicos da amerelinha. Ainda bem que eu não torço pela seleção (salvo em raríssimas ocasiões).

Indo ao que interessa, a escolha do técnico Geninho pelo Galo não agradou a maioria dos torcedores, mas não foi uma decisão ruim. Tecnicamente, é inegável que ele é um técnico acima da média (haveriam escolhas muito piores). A manutenção do Leão não foi possível pelo alto salário. Outros treinadores razoáveis que estavam disponíveis, como o Dorival ou o Caio Jr., ainda são muito iniciantes para um time de tradição como o Galo. E o que o Geninho fez em 2003 com o Galo acontece no futebol. Ele sabe que ele não pode pisar na bola de novo.

Bom, continuando com o Galo, e sem querer me estender ainda mais, não gostei da saída do Marcinho. Ele é um bom jogador que poderia render mais ainda começando o ano com uma pré-temporada com um técnico que tem um projeto para o ano todo. Vai ser difícil encontrar outro bom jogador para esta posição. No mais, é torcer para a permanência do Éder, Danilinho, da dupla de zaga, do Rafael, do Márcio Araújo (bom reforço) e etc. E pela contratação de no mínimo uns 4 jogadores acima da média. Vamos ver.

Um comentário:

Pedro Ivo Martins Brandão disse...

Tina (mister alegre), e a possível contratação do Marques? Será que vamos ter um revival de 2005 no Galo?