sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Schumpeter e Furtado

Há dois dias eu acabei falando um pouco sobre o Schumpeter e, como não poderia deixar de ser, todo aquele papo não foi em vão. Na realidade, eu queria introduzir o conceito de SNI para poder falar um pouco de um trabalho meu foi publicado nesse mês.

Como muitos aqui devem saber, a Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG possui uma publicação conhecida como a Revista Multiface, idealizada pelos bolsistas do PET, que proporciona um espaço para veiculação dos trabalhos do corpo discente da escola. Nesse semestre, eu enviei um artigo que acabou aceito pela comissão editorial da revista. E, aqui está, esse trabalho fala de SNI.

O nome do artigo é Ciência, Tecnologia e Subdesenvolvimento: as visões de Schumpeter, Furtado e os Sistemas Nacionais de Inovação. Na verdade, ele é um resultado de dois trabalhos que foram feitos ao longo da graduação: um sobre Schumpeter e o outro sobre SNIs. Além disso, em uma outra matéria, o professor Duda pediu um trabalho sobre tecnologia e, assim, sugeriu que eu explorasse tal conceito na obra de Celso Furtado.

Conhecia Furtado apenas pelo pensamento cepalino, a questão do subdesenvolvimento como um processo autônomo, o processo de deterioração dos termos de troca e a necessidade de uma forte industrialização para a superação do subdesenvolvimento. Desta maneira, era boa uma oportunidade para conhecer um pouco mais da produção deste economista. Assim, após a leitura de duas obras de Furtado e de um artigo do próprio professor Duda que tentava estabelecer um diálogo entre a abordagem dos SNIs com a de Furtado, pude enfim finalizar o artigo e enviá-lo para a revista.

Como acabei me alongando demais, não vou falar mais desse trabalho por ora. Vou colocar o seu resumo (abstract) na área de comentários e, se alguém tiver interesse, eu enviarei por email. E, posteriormente, eu passo uma idéia geral e as conclusões do artigo.

Um comentário:

Economista T disse...

ABSTRACT - Ao longo das última décadas, o desenvolvimento só se tornou possível a partir da disponibilidade de tecnologia de ponta e de fartos recursos materiais/financeiros. Desta forma, considerando a importância dos elementos ciência e tecnologia para o desenvolvimento econômico, este trabalho busca intensificar o diálogo entre as visões neoschumpeteriana e estruturalista (através de Celso Furtado). Conclui-se que os conceitos furtadianos de “inadequação tecnológica” e “polarização modernização-marginalização” devem ser incorporados ao estudo e formulação dos SNIs na Periferia. Assim, um SNI de catching-up e um sistema de bem-estar social são indispensáveis para a superação do subdesenvolvimento, eliminando a perversa polarização modernização-marginalização.