segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Brasileirão 2007

Mais um Campeonato Brasileiro chegou ao fim nesse fim de semana, e, pra bem da verdade, com muita emoção. Apesar de sentir falta dos play-offs, ou ao menos da grande final, tenho que admitir que as várias disputas dentro do mesmo campeonato deixaram pra última rodada uma empolgação pra lá de excitante.

A queda do Corinthians foi realmente um presente. Um dos times mais chatos e inescrupolosos do futebol brasileiro caiu pra Segundona com grandes méritos. Depois de ganhar o Brasileiro de 2005 da forma como o fez, depois do fiasco de MSI e de toda a lavagem de dinheiro realizada lá dentro e de todas as trapalhadas da diretoria, ex e atual, a série B foi um destino mais que merecido. Aliás, eu me diverti muito com a choradeira de ontem na televisão. Engraçado demais. E olha a vergonha que fez o técnico Nelsinho Batista durante o último jogo: não soltou a escalação antes do jogo, atrasou o início da partida em quase 20 minutos e manteve os jogadores do Grêmio a par do que acontecia no Mineirão. Atitudes de técnico pequeno e, além de tudo, anti-ético. E que fique pra sempre lembrado o tri-rebaixado Vampeta: caiu em 2004 com o Vitória, em 2005 com o Brasiliense e agora com o Curinga. Ô zica heim!!!

Quanto ao Galo, acabou com uma colocação razoável, mas longe do ideal. Pra quem esteve na zona de rebaixamento há poucas rodadas, acabar a competição a 5 pontos da Zona da Libertadores ficou de bom tamanho. Aliás, 5 pontos do SE. Porque se o Coelho tivesse feito aqueles dois pênaltis nos últimos minutos de duas partidas, já estaríamos na fronteira do G4. Se tivéssemos ganhados um dos clássicos, estaríamos na frente do Cruzeiro. Mas assim é o futebol.

Durante o campeonato o Galo começou bem, depois afundou, respirou e afundou de vez. Depois, se reergueu rapidamente e ficou 10 jogos sem perder. Novamente apareceu um time, com alguns jogadores diferenciados e capazes de liderar o time dentro de campo. E aí, fora de campo, liderou o polêmico Leão, que andou se gabando demais: pegou o time em uma colocação e entregou duas ou três posições à frente. Seu mérito foi fazer o time crescer bastante nos últimos jogos e passar a impressão de que com mais 5 rodadas entraria no G4. Mas, diferentemente do que ele diz, não pegou um prédio em chamas ou um corpo com a água já na orelha. Comparativamente, era um grupo razoável, que tinha várias peças para se montar um time. Era o Zetti que estava fazendo besteira. De qualquer jeito, torço pra que ele fique. Porque está numa crescente, é um técnico que bota a cara pra bater e demonstra vontade de continuar. Além disso, muitos jogadores deverão ficar, viabilizando a continuidade do trabalho e um planejamento de longo prazo. É aí que vamos ver a habilidade da diretoria pra conseguir fechar um acordo que não onere demais os cofres do alvi-negro. Tarefa bem difícil.

Por fim, parabenizo o São Paulo por ter reinado absoluto. Nem queria lembrar, mas desse time campeão o Galo ganhou no Morumbi e, por capricho do juiz, por pouco não ganhou aqui também no Mineirão. Assim, resta torcer pelo Galo em 2008, ano de centenário. Bica eles, Galo!

2 comentários:

Anônimo disse...

esse blog nao merece uma msg q termina c a frase "bica eles galo"...menos, bem menos sr. guilherme! hehe

Pedro Ivo Martins Brandão disse...

Também torço para a permanência do Leão. Ele não é só um bom técnico para armar a equipe e motivar os jogadores. Também tem moral para intimidar os juízes que insistem em garfar para os times paulistas e meter medo na CBF. Aqueles casos de imensas suspensões de jogadores do Galo no STJD acabaram.

O Júlio tá comentando lá no Vírgula Dois, mas não tenho como responder. Qual é o endereço dele. Aparece lá para você ler depois.

Aliás, hoje estarei na pelada, ok?