sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

COPOM

Sem causar nenhuma surpresa ao mercado, o Copom decidiu na quarta-feira pela manutenção da taxa de juros em 11,25% ao ano. Como principais justificativas para o prosseguimento da interrupção nos cortes estariam os perigos inflacionários, reforçados pela piora do cenário externo - situação da economia norte-americana e alta dos preços do petróleo - e também pelo aquecimento interno, como, por exemplo, o forte desempenho da indústria, que alcançou de mais de 84% da capacidade instalada.

Apesar do IPCA (índice utilizado no regime de metas de inflação) estar em 3,69% no acumulado do ano (jan-nov) e, por consequência, não trazer maiores riscos ao cumprimento da meta de 2007, é fato que as preocupações do Bacen já estão em 2008. Tal ponto de vista foi inclusive defendido com clareza pelo L. C. Mendonça de Barros, hoje, na Folha.

De certa forma, nesta reunião específica, a decisão do BC não foi totalmente injustificada: é fato que a força do mercado interno e que a piora do cenário externo exigiam certa cautela. É óbvio que a autoridade monetária deve preservar as conquistas já obtidas e, principalmente, garantir o cumprimento das metas inflacionárias. Assim, a manutenção foi aceitável, apesar de que uma queda de 25 pontos, na minha opinião, ficaria de melhor tamanho.

No entanto, o conservadorismo do BC me preocupa. Perdeu grandes chances de cortar os juros com maior rapidez anteriormente e suas decisões são parcialmente responsáveis pelo câmbio sobrevalorizado que estamos observando. Além disso, ainda ostentamos o segundo maior nível de taxa de juros real do mundo, em 7% a.a. Em seguida, na terceira posição, está a Austrália, com uma taxa real de 4,6% a.a. Alguma coisa está errada. (Porque não tentar baixar um pouco mais? Temos uma banda de 2 pp. na meta de inflação e estamos sempre ficando abaixo da meta.)

Aguardaremos, então, a ata da reunião para analisar melhor os fundamentos da decisão, mas, de qualquer forma, desta vez ela pode ser defendida. Mas só desta vez.

2 comentários:

Anônimo disse...

Duvida do dia...como que tá a taxa de investimento?

Anônimo disse...

Duvida do dia....(parte dois) como que tá a taxa de poupanca?