terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Controle de Capitais

As discussões econômicas avançadas que aconteceram na semana passada aqui no Blog acabaram levantando várias questões relativas a interdependência entre câmbio, conta de transações correntes do BP, conta de capital do BP, taxa de juros e metas de inflação.

Um dos nosso leitores chamou atenção para a discussão a respeito da existência de independência de política monetária sob uma combinacao de metas de inflação e livre mobilidade de capitais. Por isso, acabou citando a conveniência da adoção de controle de capitais em algumas circustâncias.

Na sexta passada, li um artigo sobre controle de capitais no Valor. Na verdade, ele não propõe ou rechaça a medida, apenas tenta desmistificar uma suposta relação ideológica entre os controles e a esquerda, possibiltando o início de uma discussão a respeito dos controles de capitais. Assim, gostaria de que nossos leitores sugerissem algum outro texto apresentando possíveis vantagens da medida. Ok? Abraço.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pow...voce foi produtivo hoje hein? Tres posts...hehe
Sobre o controle de capitais...teria que lembrar dos textos que li sobre isso em Moeda, Bancos e Desenvolvimento...tem dois q li q eu lembro....Ferrari, Jayme Jr.,Oreiro e Paula na REP em 2005 e um do Sicsu e do Cardim tb numa REP acho q em 2003...
Tem uns q nao sei se li ou se só passei o olho. Tipo que tem umas analises econometricas da experiencia chilena. E tem tb um do Goldfajn (acho) com o Marcio Garcia mostrando a ineficacia de controles de capitais no Brasil durante os anos 1990.
Minha posicao é que controles de capitais permitem maior independencia para as politicas monetarias e cambiais. Mas, pode ser que na pratica, em paises com sistemas financeiros sofisticados, existam mecanismos de evadir tais controles.
De certo, controles de saida parecem ser mais facilmente evadidos. Especialmente, após algum tempo de sua implementacao. Só valem no curto prazo e em casos extremos.
No caso de controles de entrada a evasao parece ser mais dificil e sua efetividade maior. Favoreceria um controle deste tipo para o Brasil. Pode ser que nao funcione? Sim. Mas pode funcionar e permitir policas macroeconomicas melhores.

Anônimo disse...

Sobre esquerda e direita...
Sei lá. Parece que economia no Brasil é feita assim: se vc quer ser de esquerda nao pode nem pensar em ser neoclassico e se vc é um neoclassico pode nem pensar em propor qualquer politica (ainda que justificada teorica e empiricamente pela teoria neoclassica) que nao seja uma politica liberal e pro-capital, i.e., uma politica de esquerda. Obvio que o corte real nao é tao forte (existe gente no meio), mas o debate que aparece na imprensa sobre macro-politicas tem esta nuance horrivel e limitadora das discussoes.

Economista T disse...

foi a chuva, menino arthur... a chuva ehehehehehe